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Arquétipo de Atena por Bolen

O arquétipo de Atenas






Como deusa da sabedoria, Atenas era conhecida por suas estratégias vitoriosas e

soluções práticas. Como arquétipo, Atenas é seguida pelas mulheres de mente lógica,

governadas mais pela razão do que pelo coração. Atenas é um arquétipo feminino: ela

demonstra que pensar bem, manter a calma no ponto mais culminante de uma

situação emocional e desenvolver boas táticas no meio do conflito são traços naturais

para algumas mulheres. Tal mulher está sendo como Atenas, não agindo "como um

homem". Seu aspecto masculino, ou animus, não está pensando por ela. Ela está

pensando claramente e bem por si mesma. O conceito de Atenas como arquétipo do

pensamento lógico desafia a premissa junguiana de que o pensar é realizado por uma

mulher através de seu animus masculino, que se presume ser diferente do seu "ego"

feminino. Quando a mulher reconhece o modo intenso com que sua mente trabalha

como uma qualidade feminina relacionada com Atenas, ela pode desenvolver uma

auto-imagem positiva, ao invés de se amedrontar de estar masculinizada, isto é,

Imprópria.


Quando Atenas representa apenas um dos muitos arquétipos ativos numa

determinada mulher - em vez de um único padrão dominante - então esse arquétipo

pode ser um aliado das outras deusas. Por exemplo, se ela é motivada por Hera a

necessitar de um companheiro para se sentir completa, então Atenas pode ajudar a

avaliar a situação e desenvolver uma estratégia para conseguir seu homem. Ou, se

Ártemis é a inspiração direcionada para a sanidade coletiva das mulheres, o sucesso

do projeto pode depender da perspicácia política de Atenas. No meio de uma

tempestade emocional, se a mulher puder invocar Atenas como um arquétipo dentro

de si mesma, a racionalidade a ajudará a orientar-se.


A deusa virgem


As qualidades invulneráveis e íntegras de Ártemis aplicam-se da mesma forma a

Atenas. Quando Atenas governa a psique da mulher, ela - como as mulheres que se

assemelham a Ártemis ou Héstia - é motivada por suas próprias prioridades. Como o

arquétipo de Ártemis, Atenas predispõe a mulher a enfocar aquilo que lhe interessa,

em vez de enfocar as necessidades dos outros.

Atenas difere de Ártemis e de Héstia no que diz respeito à deusa virgem que

procurava a companhia dos homens. Em vez de separar-se ou retirar-se, ela aprecia

estar no meio da ação e do poder masculino. O elemento da deusa virgem a ajuda a

evitar as complicações emocionais e sexuais com os homens com os quais trabalha

intimamente. Ela pode ser companheira, colega ou confidente dos homens, sem

desenvolver sentimentos eróticos ou intimidade emocional.

Atenas emergiu da companhia dos deuses olímpicos como adulta completamente

desenvolvida. Foi retratada em sua mitologia interessando-se por assuntos de

conseqüência mundial. O arquétipo de Atenas representa portanto uma versão de

deusa virgem mais velha, mais amadurecida do que Ártemis. A orientação realista de

Atenas para o mundo como ele é, sua atitude pragmática, sua conformidade aos

padrões "adultos" (isto é, tradicionalmente recebidos) e a falta de romantismo ou de

idealismo completam essa impressão de Atenas como o epítome do "adulto sensível".



A estrategista


A sabedoria de Atenas era a do general distribuindo forças ou a do magnata de

negócios manobrando com perícia a competição. Foi a melhor estrategista durante a

Guerra de Tróia. Suas táticas e intervenções ganharam vitórias para os gregos no

campo de batalha. O arquétipo de Atenas prospera nas arenas comerciais,

acadêmicas, científicas, militares ou políticas. Por exemplo, Atenas pode se manifestar

na mulher com mestrado em administração comercial. Aliada com um mentor

poderoso, ela abre caminho para a ascensão da corporação. A rápida ascensão de

Mary Cunningham à vice-presidência da Corporação Bendix, como a talentosa

afilhada do presidente e dirigente do conselho, seguiu um curso de Atenas. Quando

seu relacionamento recebeu atenção desfavorável, ela reiniciou para mudar

lateralmente para uma importante posição com Schenley, outra corporação poderosa

e importante. Esta sábia mudança poderia ser considerada o equivalente de um

afastamento estratégico e uma ação decisiva tomada debaixo do fogo.

A perspicácia de Atenas possibilita à mulher avançar efetivamente onde quer que as

considerações políticas ou econômicas sejam importantes. Ela pode usar sua

habilidade de pensar estrategicamente para favorecer seus próprios projetos, ou como

consultora-associada de um homem ambicioso em ascensão. Em qualquer caso, o

arquétipo de Atenas governa as mulheres que sabem o que é ser "inevitável", cuja

inteligência é ligada ao prático e ao pragmático, cujas ações não são determinadas

pela emoção ou dominadas pelo sentimento. com Atenas em sua psique, a mulher

lança mão ao que deve ser feito e imagina como alcançar o que quer.

A diplomacia, que envolve estratégia, poder e manobras enganadoras, é um domínio

no qual Atenas se sobressai. Clare Booth Luce, uma beldade famosa, teatróloga,

congressista, embaixadora na Itália e general de honra no Exército dos Estados

Unidos, tinha essas qualidades de Atenas. Era admirada e criticada por sua ambição e

por usar sua inteligência e alianças para explorar o mundo dos homens. Ela era

casada com Henry R. Luce, fundador da revista Time, um Zeus em seu império

próprio. Aos olhos de seus admiradores, era digna de louvor por sua frieza, embora

seus críticos a citem como "fria" e intrigante.2


Igualmente como Atenas é a mulher com um título de doutorado que é efetiva na

academia. Alcançar o posto requer pesquisa, obter publicação, servir em comitês,

receber concessões, saber qual é o jogo e fazer pontos. Para irem adiante, tanto as

mulheres como os homens necessitam de mentores, patrocinadores e aliados. A

habilidade intelectual apenas não é em geral suficiente; é preciso considerações

táticas e políticas: que assunto ela estuda, ensina ou pesquisa; em que "campus" ela

fixa residência; que cátedra departamental ou de mentor ela escolhe... Tudo tem lugar

para decidir se ela conseguirá obter privilégios e posições necessárias para se fazer o

Trabalho.



Rosalyn Yalow é vencedora do prêmio Nobel em química por suas descobertas em

radioimunologia (o uso de isótopos radiativos para medir quantidades de hormônio e

outras substâncias químicas no corpo). Para completar com bom êxito o que fez,

Rosalyn Yalow deve ser uma brilhante Atenas. Ela fala de alegrias de trabalhar com as

mãos e o cérebro (combinando os aspectos da sabedoria e das habilidades de

Atenas). Yalow teve que ser uma forte estrategista para planejar as seqüências

laboratoriais que conduziram às suas descobertas, uma habilidade que também deve

tê-la mantido em bom lugar quando carreiras políticas estavam envolvidas.


As mulheres artesãs


Como deusa das artes Atenas envolvia-se em fazer coisas que eram ao mesmo tempo

úteis e esteticamente agradáveis. Era muito notada por suas habilidades como tecelã,

onde as mãos e o cérebro devem trabalhar juntos. Para se fazer uma tapeçaria ou

tecelagem, a mulher deve esquematizar e planejar o que fará e depois, fileira por

fileira, criá-la metodicamente. Esse método é uma expressão do arquétipo de Atenas,

que dá ênfase à previsão, planejamento, domínio da habilidade e paciência.

As habitantes da fronteira que teciam, criavam roupas e faziam praticamente tudo o

que era usado por suas famílias, incorporavam Atenas em seu campo doméstico.

Lado a lado com seus maridos, elas desbravavam a terra da selva, dominando a

natureza conforme eles prosseguiam afastando a fronteira Oeste. Sobreviver e ser

bem sucedido requeria os traços de Atenas.


A "filha do pai"


Enquanto arquétipo da "filha do pai", Atenas representa a mulher que tende

naturalmente aos homens poderosos que têm autoridade, responsabilidade e poder,

homens que se ajustam ao arquétipo do pai patriarcal ou do "homem patrão". Atenas

predispõe as mulheres a formar relacionamentos de mentoras com homens decididos

que compartilham de seus interesses e de modos semelhantes de olhar as coisas. Ela

conta com dedicação mútua. Como a própria Atenas, uma vez que dá a ele seu voto

de fidelidade, ela se torna a sua mais ardente defensora ou seu "braço direito", com

crédito total para usar bem sua autoridade e proteger as prerrogativas dele.

Muitas dedicadas secretárias executivas, que devotam suas vidas a seus patrões, são

mulheres tipo Atenas. Sua lealdade para com seus homens escolhidos é inabalável.

Quando penso em Rosemary Woods, secretária particular de Richard Nixon, e na

obliteração dos 18 minutos nas fitas de Watergate, eu me pergunto se não houve "um

dedinho" de Atenas nisso. Sei que teria sido como Atenas ter compreendido a

"sabedoria" de livrar-se de tal prova e como Atenas tê-la apagado sem sentir culpa.

A qualidade de filha do pai pode tornar uma mulher tipo Atenas uma defensora dos

direitos e valores patriarcais, que enfatizam a tradição e a legitimidade do poder

masculino. As mulheres tipo Atenas comumente mantêm o "status quo" e aceitam as

normas estabelecidas como linhas mestras de comportamento. Tais mulheres são em

geral politicamente conservadoras. Elas resistem à mudança. Atenas tem pouca

compaixão pelos mal-sucedidos, oprimidos ou rebeldes.

Por exemplo, Phyllis Schlafly, uma Phi Beta Kappa com mestrado em Radcliffe, mulher

extraordinariamente bem organizada e articulada, conduziu a oposição à Emenda dos

Direitos de Igualdade. Antes da liderança da oposição, a ratificação parecia inevitável.

Nos primeiros doze meses de sua vida, um ano antes que Phyllis Schlafly formasse

sua organização STOPERA, em outubro de 1972, a ERA tinha conseguido trinta

ratificações. Mas, uma vez que conduziu suas tropas à batalha, ela parou. Nos

próximos oito anos, somente mais cinco estados ratificaram, e cinco dos trinta e cinco

estados ratificados votaram para rescindir sua ratificação. Schlafly, cujo biógrafo a

chamou de "the sweetheart of the silent majority" é uma Atenas contemporânea no

papel de filha arquetípica do pai, defendendo valores patriarcais.




O justo meio-termo


Quando o arquétipo de Atenas é forte, a mulher mostra uma tendência natural de fazer

todas as coisas com moderação para viver "o justo meio-termo", que era o ideal

ateniense. Os excessos são em geral o resultado de sentimentos intensos ou de

necessidades ou de uma natureza apaixonada, justa, temível, ou cobiçosa, coisas que

são antitéticas para a racional Atenas. O justo meio-termo é também mantido pela

tendência de Atenas de conduzir acontecimentos, notar efeitos, e mudar um curso de

ação tão logo ele pareça improdutivo.

A Atenas encouraçada

Atenas chegou ao cenário olímpico com esplêndida couraça dourada. E, na verdade,

estar "encouraçada" é um traço de Atenas. As defesas intelectuais conservam tal

mulher longe do sofrimento, tanto do próprio como o dos outros. No meio da agitação

emocional ou cruel luta corpo-a-corpo, ela permanece impermeável ao sentimento

enquanto observa, qualifica e analisa o que está acontecendo, e decide o que fará

depois.

No mundo competitivo, o arquétipo de Atenas tem indiscutível vantagem sobre o de

Artemis. A mulher tipo Artemis tem objetivos e compete, mas não é encouraçada,

como a deusa Artemis, que usava uma túnica curta. Se o arquétipo da mulher é

Artemis em vez de Atenas, ela é pessoalmente atingida por qualquer hostilidade ou

decepção inesperada. Pode ficar ferida ou insultada, e pode tornar-se emotiva e

menos efetiva. Na mesma situação, Atenas avalia friamente o que está acontecendo.


Cultivando Atenas



As mulheres que não são por natureza como Atenas podem cultivar esse arquétipo

através da educação ou trabalho. A educação requer o desenvolvimento das

qualidade de Atenas. Quando a mulher leva a sério a escola, ela desenvolve hábitos

de estudo disciplinados. Matemática, ciências, gramática, pesquisa e escrever

dissertações requerem as habilidades de Atenas. O trabalho tem efeito semelhante.

Comportar-se "profissionalmente" implica que a mulher seja objetiva, impessoal e

habilidosa. A mulher que sente profundamente pelos outros pode ingressar na

medicina ou na enfermagem, por exemplo, descobrir que entrou no território de Atenas

e precisa aprender a observação desapaixonada, o pensamento lógico e certas

habilidades.

Toda instrução estimula o desenvolvimento desse arquétipo. Aprender fatos objetivos,

pensar claramente, preparar-se para os exames e fazer testes são todos exercícios

que evocam Atenas. Atenas pode também desenvolver escapatória para

necessidades. Uma jovem numa família corrupta pode aprender a esconder seus

sentimentos e vestir couraça protetora. Pode tornar-se insensível e não estar a par de

seus sentimentos porque de outra maneira não estará segura. Ela deve aprender a

observar e a usar de estratégia para sobreviver. Atenas torna-se ativada em qualquer

momento que uma mulher vitimada comece a planejar um meio de sobrevivência ou

de fuga.


Walter F. Otto, autor de The Homeric Gods, denominou Atenas de deusa

"continuamente próxima". Ela se punha imediatamente atrás de seus heróis e era

invisível aos outros. Sussurrava conselhos, aconselhava comedimento e lhes dava

certa margem de superioridade sobre seus rivais. O arquétipo de Atenas

"continuamente próxima" precisa ser convidado "a se aproximar" toda vez suas

habilidades, mesmo que não tenha sido desencorajada a entrar para o ramo comercial

ou profissional. Quando a mulher tipo Atenas tem um pai muito diferente de Zeus

talvez um fracassado nos negócios, alcoólatra, poeta sem fama ou novelista inédito -

seu desenvolvimento na linha de Atenas é usualmente colocado em situação

desvantajosa. Ela pode não aspirar a alcançar objetivos que poderia desempenhar. E

até mesmo quando dá aos outros a impressão de ser bem sucedida, frequentemente

sente-se como uma impostora que será desmascarada.

A menos que elas próprias sejam mulheres tipo Atenas, muitas mães de filhas tipo

Atenas sentem-se não apreciadas, ou sentem como se suas filhas fossem de uma

espécie completamente diferente. Por exemplo, qualquer mulher orientada para os

relacionamentos provavelmente encontrar-se-á em falta de comunicação com sua filha

tipo Atenas. Quando ela fala sobre as pessoas e os acontecimentos, a filha está

Desinteressada. Ao contrário, sua filha quer saber como alguma coisa funciona, e descobre que sua mãe não tem a mais obscura noção ou desejo de saber. Como resultado de suas

diferenças, a filha tipo Atenas pode tratar sua mãe como uma incompetente. Certa

mãe observou que sua filha "tinha dez anos e aparentava trinta". O lema de sua filha


4 Walter F. Otto, "Athena", in The Homeric Gods. Thames & Hudson, New York, em acordo com

Pantheon Books, 1979, p. 60. parecia ser: "Oh, mamãe, seja prática!" Esta mãe continuava a dizer: "Algumas vezes minha filha me fez sentir como se ela fosse adulta e eu fosse uma criança retardada!"


Deve ser igualmente negativa a experiência de uma filha tipo Atenas com a mãe que

dá a impressão de haver alguma coisa errada com sua filha. Tal mãe pode comentar,

por exemplo: "Você não é mais do que uma máquina calculadora" ou "tente fingir que

você é uma moça".


A mulher que desenvolve suas qualidades de Atenas e é uma alta realizadora com

auto-estima usualmente teve pais seguindo o modelo Zeus-Métis5

(pai bem sucedidono primeiro plano, mãe disciplinada no pano de fundo) e a posição de primogênita nafamília. Muitas vezes sua posição na família aconteceu por descuido. Ela pode ter sidoa única filha ou a mais velha de diversas meninas. Ou seu irmão pode ter sofrido de

debilidade mental ou física, ou ter sido um sério desapontamento para seu pai. Como

conseqüência, ela se tornou a beneficiária das aspirações de seu pai por um filho e a

companheira com quem ele compartilha seus interesses. Uma Atenas com autoimagem positiva, que não tem conflitos sobre o ter ambição, poderia também ser a

filha de pais que exercem ambos suas carreiras, ou a filha de uma mãe bem sucedida.

Ela cresce tendo mãe como modelo e ajuda paterna para ser ela mesma.

Adolescência e juventude.


As garotas tipo Atenas olham embaixo das capotas do carro. São daquelas que

aprendem como consertar as coisas. São as garotas que nas aulas de computação

aprendem imediata e animadamente como funcionam as máquinas e têm afinidade

com a linguagem da computação. Elas podem ser imediatamente atraídas por um

programa de computação, como um pato atraído pela água, porque pensam

linearmente e claramente, dando atenção aos detalhes. São as garotas que aprendem

sobre bolsas de valores, que poupam e investem.


Muitas vezes, uma garota tipo Atenas pensa que "a maior parte das garotas são tolas

ou idiotas", expressando a mesma atitude que os meninos têm na pré-adolescência. É

muito mais provável que uma garota tipo Atenas esteja interessada em classificar um

estranho defeito mecânico do que ficar alarmada com ele. Ela fica perplexa quando

outras garotas dão respostas infantis. Condizendo com uma garota que se parece com

Atenas, que puniu Aracne, nenhuma aranha "que sentar-se ao lado dela" assustará a

senhorita Atenas.

A jovem tipo Atenas pode levar vantagem nos trabalhos de costura, tecelagem ou

renda feita a mão. Ela pode apreciar várias artes e compartilhar esses interesses com


Por exemplo, as vinte e cinco mulheres bem sucedidas (todas elas ocupando posições de

presidente e vice-presidente em firmas nacionalmente reconhecidas) estudadas por Henning e

Jardim se encaixam no modelo de Atenas. Eram "filhas do pai" - filhas que partilharam

interesses e atividades com seus bem sucedidos pais. Igual a Métis, que foi engolida por Zeus,

suas mães eram mulheres cuja educação nunca se igualou ou ultrapassou seus maridos; vinte

e quatro das vinte e cinco mães eram donas de casa, e a vigésima quinta era professora. A

relação pai-filha era vividamente relembrada como algo de significativo; em troca, a relação

mãe-filha era vaga e generalizada. (Margaret Henning e Arme Jardim, "Childhood", in The

Managerial Woman. Pocket Books/Simon & Scuster, New York, 1978, pp. 99-117.)

sua mãe ou com outras garotas tradicionalmente inclinadas com as quais ela muitas

vezes sente pouco em comum. Ela, mais do que as outras, pode apreciar o desafio de

estabelecer um padrão e desenvolver uma habilidade, e pode não estar motivada a

ser capaz de fazer roupas de boneca ou coisas bonitas para si própria. Sente prazer

no resultado do artesanato. O aspecto prático e uma apreciação pela qualidade a

motivam a fazer suas próprias roupas.


As garotas tipo Atenas usualmente não são filhas-problema, como muitas outras. As

cenas de gritaria e lágrimas estão notavelmente ausentes. As mudanças hormonais

dificilmente parecem afetar o comportamento ou os modos de tal garota. Ela pode

passar seus dias na escola secundária com os rapazes que são intelectualmente

iguais a ela. Talvez se inscreva num clube de xadrez, trabalhe no anuário da escola ou

compita na feira de ciências. É provável que goste de matemática e sobressaia-se

nela, ou dedique seu tempo à química, física ou laboratório de computação.

Socialmente atentas, as garotas tipo Atenas extrovertidas usam seus poderes de

observação, observando o que usar, ou quais alianças sociais elas deveriam manter.

Comentam sobre suas habilidades de competirem socialmente, de serem populares e

não se envolverem emocionalmente.


As mulheres tipo Atenas planejam para o futuro. Muitas pensam consideravelmente

naquilo que irão fazer após a escola secundária. Se tal mulher for financeiramente

capaz de cursar uma faculdade, pensará sobre as que estão disponíveis para ela, e

sabiamente escolherá por si mesma. Até mesmo se sua família não puder ajudá-la a

entrar numa faculdade, em geral encontrará um modo de conseguir bolsa de estudo

ou ajuda financeira.


O equivalente feminino de Horácio Alger é quase sempre a mulher tipo Atenas.

Muitas mulheres tipo Atenas acham a faculdade liberadora. Tendo escolhido uma

escola que é certa para si, devido às suas ofertas educacionais e à eficiência do corpo

discente, elas mergulham, mais livres para serem elas mesmas do que fora possível

no colégio. As mulheres tipo Atenas escolhem escolas

coeducacionais por causa de

sua compatibilidade com os homens e a alta estima que têm por eles.


O trabalho


A mulher tipo Atenas pretende fazer alguma coisa de si própria. Trabalha arduamente

em direção àquele fim, aceita a realidade tal como ela é e se adapta. Portanto, os

anos de idade adulta lhe são usualmente produtivos. No mundo do poder e da

realização, seu uso da estratégia e do pensamento lógico mostra parentesco com

Atenas. No lar, ela se sobressai nas artes domésticas, também domínio de Atenas,

usando sua mente prática e olho estético para dirigir uma ordem doméstica eficiente.

Se uma garota tipo Atenas tiver que ir diretamente da escola secundária para o

trabalho, muitas vezes ela se prepara para essa necessidade frequentando cursos de

assuntos educacionais e assumindo empregos de verão que apresentem boas

oportunidades. As mulheres tipo Atenas não brincam de Cinderela e não esperam ser

salvas pelo casamento. Fantasiar que "algum dia meu príncipe virá" é estranho para o

estilo da mulher tipo Atenas.


Se se casa e dirige uma família, ela é usualmente uma administradora eficiente. Seja

para compras, lavanderia ou governanta, ela tem um sistema que funciona. Na

cozinha, por exemplo, tudo está provavelmente no lugar. Ninguém precisa ensinar a

mulher tipo Atenas sobre um organograma, pois a organização lhe vem naturalmente.

Ela planeja as compras para a semana seguinte e planeja as refeições para fazer

ótimo uso da pechincha. A mulher tipo Atenas acha desafiadoras as tarefas de viver

dentro de um orçamento empregar bem o dinheiro. A mulher tipo Atenas pode ser

uma professora extraordinária. Explica claramente e bem. Se o assunto requer

informação precisa, ela é capaz de dominá-lo. Sua especialidade deve ser explicar

procedimentos complexos que progridem gradualmente. A professora tipo Atenas é

provavelmente uma das mais exigentes. É daquelas que não aceitam desculpas e

esperam o máximo desempenho. Não se deixa levar por estórias tristes nem dá notas

imerecidas. Dá o melhor de si para os alunos que a desafiam intelectualmente.

Favorece os alunos que trabalham bem e passa mais tempo com eles do que com os

que ficam para trás, ao contrário da maternal professora tipo Deméter, que dá mais de

si para aqueles que necessitam de ajuda.


Como artista, a mulher tipo Atenas faz objetos funcionais que agradam esteticamente.

Também tem tino comercial e, portanto, lhe interessa mostrar e vender seu trabalho,

tanto quanto fazê-lo. Maneja bem as mãos e, qualquer que seja sua habilidade,

orgulha-se de dominar a habilidade requerida e do acabamento de seu produto. Pode

fazer com prazer variações do mesmo objeto.


A mulher tipo Atenas num setor acadêmico é provavelmente uma pesquisadora

capacitada. com sua maneira lógica de abordar e a atenção para os detalhes, torna-se

natural para ela fazer experiências ou coligir dados. Seus campos de interesse são

usualmente aqueles que valorizam a clareza do pensamento e o uso da evidência. Ela

tende a ser boa em matemática e ciências, e pode partir para o comércio, advocacia,

engenharia, ou medicina, profissões tradicionalmente masculinas, ramos em que se

sente bastante confortável como uma das poucas mulheres no setor.


Relacionamento com mulheres: distante ou evitado


A mulher tipo Atenas em geral tem falta de amigas íntimas, um padrão que deve ter

sido observado na época da puberdade, quando ela não formava elos com os

melhores amigos, ou até mesmo antes. Na adolescência muitos amigos compartilham

seus medos, segredos misteriosos e saudades, e também a ansiedade sobre a

modificação de seus corpos, problemas com os pais e futuro incerto. Interesses pelos

rapazes, sexo e drogas são as ansiedades primárias para algumas garotas. Outras

estão no meio de revoltas poéticas ou criativas, ou preocupadas com pensamentos a

respeito da morte, insanidade, misticismo ou conflito religioso. Todos são tópicos a

serem discutidos com amigos que têm interesses semelhantes, não com um

observador sem romantismo ou racionalista cético, tal como a jovem Atenas.


Além do mais, na mitologia grega, certa vez Atenas teve uma amiga que era como

irmã, chamada lodama ou Palas. A duas estavam envolvidas num jogo competitivo,

terminando mortalmente quando a lança de Atenas acidentalmente atingiu e matou

sua amiga. Uma versão da origem do nome "Palas Atenas" é o da homenagem à sua

amiga. Como no mito, se a falta de empatia da jovem Atenas não mata seu potencial

de amizade com outras jovens, sua necessidade de vencer pode fazê-lo. Na vida real,

a mulher amiga pode tornar-se intimidada quando sua companheira tipo Atenas se

esquece da importância de seu relacionamento e se concentra no vencer, algumas

vezes até mesmo pela decepção, revelando um lado de sua personalidade que mata a

Amizade.


Uma falta de afinidade com outras mulheres começou na infância com a admiração

pelos pais ou afinidade com eles, e/ou com a dessemelhança de personalidade e

intelecto entre elas e suas mães. Essa tendência então se junta a uma falta de

amizades femininas íntimas. Como conseqüência, as mulheres tipo Atenas não se

sentem como irmãs e se exasperam com outras mulheres. Elas não se sentem

parecidas nem com as mulheres tradicionais e nem com as feministas, com as quais

elas podem talvez se assemelhar, especialmente quando são mulheres de carreira. A

"irmandade", portanto, é um conceito estranho a muitas mulheres tipo Atenas.

Na mitologia, Atenas deu o voto decisivo para o patriarcado no processo de Orestes.

Nos tempos contemporâneos, tem sido muitas vezes uma mulher tipo Atenas que, ao

falar contra a ação afirmativa, a Emenda dos Direitos de Igualdade (ERA) e o direito

ao aborto, foi decisiva para vencer a posição feminista. Lembro-me de quão efetiva foi

Atenas quando fui uma patrocinadora da ERA. A mulher tipo Atenas erguer-se-ia para

falar com tal exclamação: "Sou mulher e sou contra a ERA!" E na maior parte os do

sexo masculino e mormente a silenciosa oposição zombaria por trás dela. A cada

momento ela era a equivalente local de Phyllis Schlafly no seu papel de defensora do

patriarcal "status quo" e em sua costumeira posição de mulher-colega com quem os

homens se sentiam mais à vontade.


A estória de Aracne, a tecelã que foi transformada em aranha por Atenas por ousar

tornar públicas as seduções e violações de Zeus, é outro mito com paralelos

contemporâneos.

Uma estudante ou secretária podem registrar uma queixa de hostilidade sexual contra

seu professor ou empregador. Uma filha pode revelar incesto na família e suscitar

atenção hostil para o comportamento de seu pai (muitas vezes proeminente). Ou uma

paciente pode relatar que seu psiquiatra agiu sem ética tendo relações sexuais com

ela. Tal mulher, como Aracne, é uma "qualquer" que põe em perigo o comportamento

de um homem poderoso que em particular tira proveito de sua posição dominante para

intimidar sexualmente, seduzir ou desarmar as mulheres vulneráveis.

A mulher tipo Atenas está freqüentemente zangada com a mulher que se queixa, mais

do que com o homem contra o qual é feita a queixa. Ela pode culpar a vítima feminina

por provocar o acontecimento. Ou, mais tipicamente, como a própria deusa, ela fica

enraivecida porque a mulher tornaria pública uma ação que submete o homem à

Crítica.


As feministas reagem com raiva às bem sucedidas carreiras das mulheres Atenas.

Estas, de um lado defendem o "status quo", posições patriarcais em decisões políticas

envolvendo as mulheres e, por outro lado, parecem obter os maiores benefícios da

influência dos movimentos das mulheres na educação, oportunidades e progresso. A

primeira mulher a ter acesso ou reconhecimento numa situação dominada pelo sexo

masculino, muitas vezes é aquela que as feministas descrevem como a "abelha

rainha". Tais mulheres não ajudam suas "irmãs" a progredir. Na verdade, elas podem

tornar o progresso geral mais difícil.

Relacionamento com homens: somente os heróis têm vez

A mulher tipo Atenas sente-se atraída pelos homens bem sucedidos. Na faculdade ela

tende àquele que é a sumidade no departamento. Nas firmas é atraída para o homem

em ascensão e que será um dia o cabeça da corporação. Ela tem cautelosa habilidade

de designar de antemão os vencedores.


É atraída pelo poder, ou procura-o por si mesmo, muitas vezes com o auxílio de um

mentor bem sucedido e mais velho ou, mais tradicionalmente, como companheira,

esposa, secretária executiva, ou aliada de um homem ambicioso e capacitado. Para

as mulheres tipo Atenas, como o antigo Secretário de Estado Henry Kissinger

observou, "o poder é o melhor afrodisíaco".

As mulheres tipo Atenas não têm paciência com pessoas idiotas. Elas são impacientes

com os sonhadores, não se impressionam com homens que estão em busca de

alguma coisa relativa a qualquer outro mundo e não simpatizam com os homens que

têm compaixão demasiada na hora de agir decisivamente. Não consideram como

pessoas românticas os poetas que passam fome, nem são fascinadas por eternos

adolescentes disfarçados de adultos. Para a mulher tipo Atenas "bom coração",

"neurótico", ou "sensível" são adjetivos para descrever "os perdedores". Em relação

aos homens, somente os heróis têm vez.


A mulher tipo Atenas usualmente escolhe seu homem. Ela pode fazer isso recusando

encontro marcado ou oportunidades de trabalho com homens que não satisfazem

seus padrões de sucesso ou potencial para o sucesso; ou pode enfocar a mira num

determinado homem com sutil estratégia para que ele permaneça inconsciente,

acreditando que foi ele quem a escolheu. com o mesmo senso de oportunidade de

uma negociadora sensível que conhece seu homem, ela pode ser aquela que traz à

baila o assunto do casamento ou de uma aliança de trabalho.


Se escolher tornar-se sua protegida nos negócios ou secretária, encontra

oportunidade para impressioná-lo com suas capacidades e rigoroso trabalho. Uma vez

na proximidade dele, luta por tornar-se indispensável a ele, papel que, uma vez

conquistado, lhe dá igual satisfação emocional e satisfação de trabalho. Ser uma

"office-wife" ou segunda mandatária dá à mulher tipo Atenas sentimento de poder e

afiliação a um "grande homem" escolhido, a quem ela deve devotar lealdade por toda

a vida.

A mulher tipo Atenas adora discutir a estratégia e ser informada do que acontece por

trás da cena. Seu conselho e deliberação podem ser bastante perceptivos e úteis,

tanto quanto potencialmente desumanos. Ela valoriza os homens que vão atrás do que

elas querem, que são fortes e possuem muitos recursos. Para algumas mulheres tipo

Atenas, quanto mais parecido ao "astuto Odisseu" seu homem vier a ser, tanto melhor.


Sexualidade


A mulher tipo Atenas tem opinião própria e frequentemente não está a par de seu

corpo. Considera o corpo uma parte utilitária de si mesma, e não toma consciência

dele até que ele fique doente ou ferido. Tipicamente, ela não é uma mulher sensual ou

"sexy", nem é dada ao flerte ou ao romantismo.

Ela gosta dos homens como amigos ou mentores, e não tanto como amantes.

Diferentemente de Ártemis, raramente considera o sexo um esporte ou uma aventura

recreativa.

Como a mulher tipo Artemis, ela precisa de Afrodite ou de Hera como arquétipos

ativos para que a sexualidade se torne uma expressão de atração erótica ou

compromisso emocional. Caso contrário, o sexo é "um aspecto de um acordo" inerente

numa ligação particular, ou é um ato calculado. Em qualquer caso, uma vez que

resolva ser sexualmente ativa ela aprende habilidosamente como fazer amor.

A mulher tipo Atenas freqüentemente permanece celibatária por longos períodos na

sua vida de adulta, enquanto enfoca seus esforços na carreira. Se for uma devota

secretária executiva ou assistente administrativa de um grande homem escolhido, ela

pode permanecer uma "office-wife" celibatária.

Se a mulher permanece identificada com Atenas, sua atitude com respeito à

sexualidade pode ser aproximadamente a mesma que com outras funções corporais

alguma coisa que é feita regularmente e que é bom para ela. E também parte de seu

papel como esposa.


Atenas parece bem representada entre as mulheres lésbicas, ao contrário do que se

poderia esperar, dado as lealdades patriarcais da mulher tipo Atenas, a afinidade com

os heróis e a falta de sentimento fraternal. A mulher tipo Atenas e lésbica tem a

tendência de ter uma parceira parecida com ela. Elas podem ser ambas mulheres

profissionais, altas realizadoras que começaram como colegas antes de se tornarem

Amantes.


Em suas ligações, as mulheres tipo Atenas e lésbicas podem admirar as qualidades e

o sucesso "heróicos" da outra ou podem ser atraídas para o intelecto da outra. O

companheirismo e a lealdade, mais do que a paixão, as mantêm juntas; o sexo entre

elas pode decair até desaparecer. É provável que mantenham a natureza

homossexual de suas relações oculta dos outros. A ligação delas é muitas vezes

duradoura, sobrevivendo às separações causadas pelas exigências da carreira.


Casamento


Quando as mulheres não tinham muita oportunidade de serem bem sucedidas em

suas próprias carreiras, muitas mulheres tipo Atenas faziam bons casamentos.

Casavam-se com homens que trabalhavam muitíssimo e os respeitavam. Outrora,

como hoje, é mais provável que o casamento da mulher tipo Atenas seja mais uma

parceria amistosa do que uma união apaixonada.

As chances são de que ela tenha penetrado no interior dele com bastante esmero e

que eles sejam bastante compatíveis. Ela é sua aliada e companheira, uma esposa

vitalmente interessada em sua carreira ou negócios, que planeja minuciosamente a

estratégia sem ele sobre como progredirem e trabalhará ao seu lado se necessário.

Como Atenas, que refreou o enraivecido Aquiles quando ele estava para atacar seu

chefe Agamêmnon, ela pode também sabiamente impedi-lo de uma ação precipitada

ou impulsiva.


Se o marido for mais velho e bem estabelecido na época do casamento, envolvido em

negociações muito complicadas e sofisticadas ou técnicas, o principal papel de uma

esposa tipo Atenas será o de ser sua aliada social. Sua tarefa então é ser um

componente ocial, para entreter bem e ser seu braço direito ao manter importantes

alianças sociais.

Além de aconselhar seu marido ou tratar do entretenimento para o progresso de sua

carreira, ele dirige o lar e suas atividades de modo muito competente. Acha fácil

acompanhar o curso do orçamento e das tarefas, dada a sua atenção ao detalhe e à

maneira prática de abordar. Ela também gera e cria os filhos ou herdeiros como parte

da parceria.

A comunicação entre a esposa tipo Atenas e seu marido sobre os acontecimentos é

em geral excelente. Mas a comunicação a respeito dos sentimentos pode

praticamente não existir, ou porque ele menospreza os sentimentos, como ela, ou

porque aprendeu que ela não entende de sentimentos.

As mulheres tipo Hera e as mulheres tipo Atenas são atraídas por homens de poder e

autoridade, como Zeus. Contudo, o que elas esperam dele e a natureza da relação

que cada uma tem com ele é amplamente diferente. A mulher tipo Hera transforma o

homem num deus pessoal, responsável por satisfazê-la - o afeto que ela sente por ele

é uma conexão profunda, instintiva. Quando informada de que ele é infiel, sente

mágoa no coração e se enraivece com a outra mulher, que assume grande

importância aos seus olhos.


Em contraste, a mulher tipo Atenas é praticamente impermeável ao ciúme sexual. Ela

vê seu casamento como uma associação mútua vantajosa. Usualmente dá e espera

lealdade, que ela pode não equacionar com fidelidade sexual. Também acha difícil

acreditar que será substituída por uma atração passageira.

Jacqueline Kennedy Onassis parece ser mulher tipo Atenas. Casou-se com o senador

John F. Kennedy, que se tornou presidente dos Estados Unidos. Mais tarde tornou-se

esposa de Aristóteles Onassis, reputado como um dos homens mais ricos, desumanos

e poderosos do mundo. Sabia-se que ambos tinham aventuras amorosas

extraconjugais. Kennedy era cometedor de adultérios, com numerosas ligações, e

Onassis tinha um romance bastante divulgado com a cantora de ópera Maria Callas. A

menos que Jacqueline Onassis fosse uma atriz consagrada, ela parece não ter sido

vingativa com as outras mulheres. Sua aparente falta de ciúme e rancor, mais a

escolha de homens poderosos, são características da mulher tipo Atenas. Enquanto o

casamento em si não for ameaçado, a mulher tipo Atenas pode racionalizar e aceitar o

fato de uma amante.


Às vezes, contudo, a mulher tipo Atenas menospreza grandemente o significado do

interesse do seu marido por outra mulher. Em certo ponto ela é cega. Sendo ela

própria intocável pela paixão, não pode calcular sua importância para alguém mais.

Ademais, ela tem uma falta de empatia ou compaixão pelos sentimentos - vulneráveis

ou valores espirituais que podem ter um significado especial para seu marido. Esta

falta de entendimento pode pegá-la despreparada quando, ao contrário de suas

expectativas, seu marido quer se divorciar dela e casar-se com outra mulher.

Quando a decisão do divórcio é tomada pela mulher tipo Atenas, ela é capaz de repelir

um marido por quem é "bastante apaixonada" com relativamente pouca emoção ou

pesar. Certamente foi essa a impressão dada por uma corretora de valores de trinta e

um anos de idade que eu conheci. Ela vivia um casamento no qual ambos tinham suas

carreiras, até que o marido, executivo de publicidade, foi despedido. Ele andava de um

lado para outro em vez de procurar emprego, e ela cada vez mais infeliz e

desrespeitosa para com ele. Depois de um ano ela lhe disse que queria o divórcio.

Sua atitude foi semelhante à de um homem de negócios que despede uma pessoa

incapaz de executar as responsabilidades do trabalho, ou que substitui o trabalhador

quando um homem melhor se apresenta para o trabalho. Ela estava tristemente

relutante em lhe dizer e achou a confrontação penosa, ainda que sua conclusão

inevitável fosse a de que ele deveria partir.


E, uma vez que a desagradável tarefa foi cumprida, ela experimentou um sentimento

de alívio. Quer ela incite o divórcio ou não, a mulher tipo Atenas lida competentemente

com a situação. As decisões são geralmente negociadas sem rancor ou amargura. Ela

não se sente pessoalmente destruída até mesmo se ele a deixar por alguma outra.

Pode permanecer em bom entendimento com o ex-marido, e pode até mesmo

continuar uma sociedade comercial. O casamento em que cada qual tem a sua

profissão, onde o marido e a esposa estão seriamente envolvidos nas carreiras, é

fenômeno relativamente novo. As mulheres tipo Atenas podem ser mais bem

sucedidas do que outras nesse tipo de casamento. Exige se a mente de uma Atenas

para planejar e levar a cabo a logística de ter dois parceiros trabalhadores, com metas

a longo prazo e com horários que podem não estar de acordo com um padrão de

trabalho das 9 às 5, ao mesmo tempo mantendo o vestuário e a presença social da

classe profissional em ascensão social. As mulheres tipo Atenas tendem a ser mais

conservadoras quanto aos papéis tradicionais, e são menos prováveis de fazerem

exigências igualitárias por questão de princípio. Contudo, a mulher tipo Atenas, num

casamento em que cada qual tem sua profissão, usualmente negligencia os assuntos

domésticos, contrata auxílio eficiente, dá a impressão de ser uma supermulher

enquanto cuida de sua própria carreira e de seu lar, trabalha como aliada de seu

marido e como valorosa confidente.


Filhos


Como mãe, a mulher tipo Atenas não vê a hora de seus filhos chegarem à idade em

que ela poderá falar com eles, juntos fazerem projetos, e levá-los a ver o que há para

ser visto. Ela é o oposto de uma Deméter "mãe da terra", que instintivamente procura

ser mãe, adora carregar os bebês e deseja que eles jamais cresçam. A mulher tipo

Atenas, ao contrário, alugaria um ventre se isso fosse possível, contanto que ela

pudesse estar certa do parentesco da criança. E ela usa mães substitutas, contratando

empregada e pajens para tomar conta das crianças.

A mãe tipo Atenas brilha quando tem filhos competitivos, extrovertidos e

intelectualmente curiosos. Eles são seus nascentes heróis ainda em formação, que

aproveitam sua habilidade de ensinar, aconselhar, inspirar e exortá-los a se

sobressaírem. Ela está apta a reforçar o comportamento masculino estereotipado em

seus filhos, dando-lhes cedo a mensagem de que "homens fortes não choram".

As mães tipo Atenas também se dão bem com as filhas que, como elas, são filhas

independentes que compartilham a maneira lógica de abordar de suas mães. Tais

mulheres podem ser modelos e mentoras para filhas que são como elas mesmas.

Algumas mães tipo Atenas, contudo, têm filhas que são bem diferentes delas mesmas.

Tais filhas, por exemplo, podem ser por natureza mais interessadas no que as

pessoas sentem do que no como as coisas funcionam, e podem não ser positivas ou

intelectuais. Com uma filha tradicional, a mãe tipo Atenas se dá menos bem. Ela pode

ser divertida e tolerante para com uma filha que é diferente dela. Ou pode não fazer

caso da filha e favorecer um filho. De qualquer modo, a filha sente distância emocional

e que não é valorizada pelo modo como ela é.

A mulher tipo Atenas acha difícil lidar com filhos ou filhas que são facilmente tocados

pelos sentimentos. A situação é mais difícil, é claro, para as crianças. Se elas aceitam

seus padrões, provavelmente vão crescer desvalorizando-se por serem crianças

choronas, e por serem hipersensíveis como quando adultas. Sua mente prática

também a torna impaciente com a criança sonhadora, que vive a fantasiar.

A mãe tipo Atenas espera que seus filhos façam o que se espera deles, superando os

acontecimentos que evocam emoção em suas vidas, e serem "bons soldados", como

ela própria.


A meia-idade


Frequentemente a mulher tipo Atenas acha que a meia-idade é a melhor época de sua

vida. com sua habilidade de ver as coisas como elas são, ela raramente tem ilusões a

serem desencantadas. Se tudo sai de acordo com o plano, sua vida desenvolve-se de

maneira ordenada.

Na meia-idade, a mulher tipo Atenas usualmente não se apressa em avaliar sua

situação. Ela reconsidera todas as opções e depois faz transição positivamente

ordenada para a fase seguinte. Se o trabalho for seu interesse fundamental, ela está

no meio da carreira, e pode agora ver a sua trajetória: a que altura ela pode se elevar,

quão segura é a sua situação, para onde a afinidade com um mentor pode levá-la. Se

ela for mãe, como seus filhos já cresceram, provavelmente assumiu projetos aos quais

pode devotar mais tempo, uma vez que as crianças precisam menos dela. Contudo, a

meia-idade para a mulher tipo Atenas pode inesperadamente se transformar numa

crise. Ela pode se achar no meio de uma crise conjugal que pode agitar sua

serenidade e expô-la a sentimentos mais profundos. Freqüentemente as crises do

marido fomentam as dela. O casamento amigável, que foi uma aliança bem sucedida

para ambos, pode agora se tornar insatisfatório para ele. Ele pode agora sentir a falta

de paixão em seu casamento e sentir-se atraído por outra mulher que o excita

romântica e eroticamente. Se a mulher permanece verdadeira à sua natureza de

Atenas, sua resposta será agüentar sensivelmente. Contudo, na meia-idade outras

deusas são mais facilmente ativadas, e pela primeira vez na vida ela pode reagir

Imprevisivelmente.


A menopausa não é motivo de pesar, porque ela nunca definiu a si mesma em

primeiro lugar. Nem a juventude ou a beleza são essenciais para a auto-estima da

mulher tipo Atenas, que tem por base sua inteligência, competência e muitas vezes a

indispensabilidade. Por essa razão, o tornar-se velha não é uma perda para muitas

mulheres tipo Atenas. Ao contrário, por estar mais poderosa, útil ou influente em sua

meia-idade do que enquanto na adolescência, sua confiança e bem-estar podem ainda

ser acentuados durante esses anos, quando outras mulheres estão ansiosas pelo fato

de parecerem mais velhas e menos desejáveis.


A velhice


A mulher tipo Atenas muda muito pouco durante décadas. Ela permanece pela vida

afora uma mulher ativa, prática, que põe mão à obra, primeiro no lar e no trabalho, e

depois muitas vezes como voluntária na comunidade. Ela é sempre uma patrocinadora

de instituições tradicionais, mais provavelmente daquelas positivamente

conservadoras. A mulher casada tipo Atenas das classes média e alta é o suporte das

obras de caridade voluntárias e das igrejas. Ela ajuda a dirigir auxílios hospitalares,

instituições de caridade e Cruz Vermelha, tornando-se mais notável quando fica mais

Velha.


Quando os filhos crescem e mudam, a mulher tipo Atenas não lamenta o ninho vazio.

Agora ela tem tempo para mais projetos, estudos ou trabalhos que ela aprecia.

Usualmente suas afinidades com os filhos adultos são afáveis. Porque ela os

encorajou a serem independentes e auto-suficientes e nunca foi intrusa nem encorajou

a dependência, a maioria de seus filhos e netos não têm problemas com ela. Eles

usualmente a respeitam e gostam dela. Embora muitas vezes não demonstre e não

exteriorize muito sentimento, mantém o contato familiar e a comunicação sobre os

acontecimentos e, ao mesmo tempo, mantém as comemorações familiares e as

tradições.

Nos anos mais avançados, muitas mulheres tipo Atenas tornam-se respeitáveis pilares

da comunidade. Algumas poucas tornam-se mulheres ocupadas com negócios e são

ridicularizadas por fazerem perguntas oportunas nas reuniões de acionistas. Elas não

serão desconcertadas pelo contra-senso de outras pessoas ou pelo pensamento

confuso, e a persistência delas é especialmente irritante para os homens que exercem

Autoridade.


Quando a viuvez chega, a mulher tipo Atenas usualmente já a antecipou. A mulher tipo

Atenas sabe que a expectativa de sua vida é mais longa do que a de um homem e,

porque deve ter-se casado com um homem mais velho do que ela, não é pega

desavisada ou despreparada pela viuvez. Ela é a viúva que administra seu próprio

dinheiro, que investe na bolsa de valores, que dá continuidade aos negócios da família

ou ao seu.. A mulher tipo Atenas viúva ou solteirona frequentemente mora sozinha,

embora mantenha vida ativa e ocupada. Sua qualidade de deusa virgem uma-emsimesma é apropriada para ela em seus últimos anos, quando é auto-suficiente e

ativa, como quando era jovem.


Dificuldades psicológicas


A mulher tipo Atenas racional nunca perde a cabeça, coração ou autocontrole. Ela vive

o meio-termo ideal e não é esmagada pela emoção ou pelos sentimentos irracionais.

Muitas das outras deusas (exceto Héstia) desencadearam suas emoções nos outros e

causaram sofrimento, ou foram vitimadas e sofreram. As mulheres que são como elas

têm da mesma forma potencial para causarem sofrimento ou para sofrerem. Atenas é

diferente: é invulnerável, indiferente às emoções irracionais ou opressivas, e suas

ações são mais deliberadas que impulsivas. Desde que a mulher que se assemelha a

Atenas compartilha seus atributos, ela também não se torna vítima dos outros e nem

de suas próprias emoções. Seus problemas originam-se de seus próprios traços de

temperamento, por usar a couraça" psicologicamente. O desenvolvimento unilateral

pode desligá-la dos aspectos de si mesma que necessitam crescer.

Identificação com Atenas


Viver "como Atenas" significa viver inteligentemente e agir premeditadamente no

mundo. A mulher que age assim leva uma vida unilateral e vive para o seu trabalho.

Ainda que aprecie a companhia de outros, tem falta de intensidade emocional, atração

erótica, intimidade, paixão ou êxtase. Ela também é poupada do profundo desespero e

sofrimento que podem acompanhar as ligações com os outros ou a necessidade

deles. A exclusiva identificação com a racional Atenas desliga a mulher de toda a

cadeia e intensidade da emoção humana. Seus sentimentos são bem modulados por

Atenas, limitados ao meio-termo. Então ela se desliga da empatia com os profundos

sentimentos de qualquer outra pessoa, de ser afetada pela arte ou pela música que

expressa sentimentos intensos, e de ser persuadida pela experiência mística.

Agindo intelectualmente, a mulher tipo Atenas perde a experiência de realizar-se na

íntegra quanto a seu corpo. Ela sabe pouco sobre sensualidade. Atenas mantém a

mulher "acima" do nível instintivo, e portanto ela não sente a força total dos instintos

maternais, sexuais, ou procriativos.

Para desenvolver-se além de Atenas, a mulher precisa desenvolver outros aspectos

de si mesma. Ela pode fazer isso gradualmente, se compreender que Atenas a limita e

se for receptiva às perspectivas dos outros. Quando as pessoas falam de emoções e

de experiências que são profundamente significativas e desconhecidas dela, ela

precisa fazer esforço para imaginar sobre o que estão falando. Precisa reconhecer que

suas demandas pela comprovação e seu ceticismo a distanciam dos outros e de seu

potencial, até agora não desenvolvido para a profundeza espiritual e emocional.

A mulher tipo Atenas algumas vezes cresce além de Atenas inesperada ou

traumaticamente, sob a pressão das circunstâncias que a inundam de sentimentos do

inconsciente. Por exemplo, sua filha pode ficar ameaçada por uma doença ou ser

ofendida por alguém. Se um instinto protetor surgir de suas profundezas arquetípicas,

que é tão feroz quanto ao de uma enfurecida mãe ursa, ela descobre que este aspecto

de Ártemis é parte dela. Ou se seu casamento amigável é ameaçado por outra mulher,

ela pode ser tomada pelos sentimentos magoados e vingativos de Hera, em vez de

permanecer a racional Atenas, vivendo seu dia-a-dia. Ou ela pode tomar uma droga e

ficar mergulhada num estado alterado de consciência que causa medo ou a assusta.


O efeito medusa


A mulher tipo Atenas tem habilidade para intimidar os outros e afastar a

espontaneidade, a vitalidade e a criatividade das pessoas que não são como ela. Este

é seu efeito medusa.

Em seu peitoral, a deusa Atenas usava um símbolo de seu poder - a égide, uma pele

de cabra decorada com a cabeça de Górgona, a cabeça da Medusa. Esta era um

monstro com serpentes ao invés de cabelo, cuja aparência terrível transformava em

pedra qualquer pessoa que olhasse para ela. A Górgona é também um aspecto da

mulher tipo Atenas. Metaforicamente, ela também tem o poder de desvitalizar a

experiência dos outros, de esfriar a conversa e transformar uma relação num quadro

estático. Através de seu enfoque nos fatos e detalhes, sua necessidade de premissas